sábado, 16 de julho de 2011

Liv, minha Faca

Para quem não sabe, sou arquiteta. Coloquei minha profissão, como profissão, “de molho” faz alguns aninhos. Mas, ANTES, tive a sorte de realizar o sonho da grande maioria dos arquitetos. Fazer A casa do arquiteto. Não é bem uma casa, é um apartamento. Em constante mudança, pouco habitado hoje em dia (pois passo mais tempo na Bahia), mas é minha “tetéia”.

SEMPRE amei cozinha. De TODO e QUALQUER tipo. Tive a sorte de ter uma avó SUPER carinhosa, que me ensinou muitas coisas. Gosto de ler a respeito, etc. Ah! E para quem entende de “eneagrama”, sou #7. Ou seja, meu pecado é a GULA!

Mas, chega de falar de mim e vamos falar da minha cozinha. Todo arquiteto tem algumas manias com seus materiais. E aprendi com amigos chefes, que eles também têm.

Das 3 coisas TOTALMENTE pessoais e intransferíveis caneta tinteiro é uma delas. Só o dono deve usá-la. A minha está meio doente, estou tentando ressuscitá-la, pois criei amor por ela. São mais de 15 anos de convivência! E ela praticamente escreve por mim! Mas, se não tiver jeito, vamos ter de adquirir outra. Pois, sem, não vivo!



Quando me mudei para a casinha nova, um dos primeiros presentes que ganhei, de um cliente, foi uma faca. Ele ADORAVA cozinhar e como estávamos empolgados com o processo de mudança ele disse que cada cozinheiro deveria ter A SUA faca.

Esta é a minha. A Liv...

MORRO de ciúmes da MINHA Liv. Além de linda, fica guardada na embalagem original escondida numa caixa na gaveta de talheres, não empresto para NINGUÉM. Por que?

Pelo mesmo motivo da caneta tinteiro. Ela se adapta a sua pegada, a sua forma de cortar os alimentos, etc. Por Deus, NUNCA deixe outra pessoa afiá-la para vc. Faça SEMPRE vc mesmo. Ah e mantenha-A sempre aos seus cuidados! Eu já tive de salvá-la de alguns perrengues, como ver uma assistente sair com ela da cozinha em punhos para arrumar a persiana do quarto (isso pq eu tenho caixa de ferramentas completa, com furadeira para concreto “inscrusive”)

É um investimento não muito barato, mas é para sempre. Sempre penso nisso quando compro umas coisinhas mais caras. Dói pensar entrar no cheque especial? Sim, mas um dia vc vai deixá-la de herança para algum neto.

Existem, para meu desespero de consumista, diversos modelos de faca. Mas, este em especial serve para quase tudo.Só tem uma coisa que me mata fazer com a Liv: picar tomate. Eu sei que existe uma faca própria para picá-los, mas só vou adquiri-la no dia em que eu voltar em definitivo a morar em São Paulo.

Picar coisas para mim, é terapia pura... Se tiver uma musiquinha bacana de fundo: ME ESQUECE!

Já ia esquecendo... O terceiro item pessoal e intransferível? A única pessoa que o citaria num blog sobre cozinha seria Samantha Jones( personagem de Sex and the City)...

TRILHA PARA ESTE POST (dá para entender a origem do nome)!

Nenhum comentário: